A reumatologia é a especialidade médica que trata doenças do sistema musculoesquelético (ossos, músculos, articulações, tendões e ligamentos), bem como doenças autoimunes sistêmicas, ou seja, aquelas que afetam diversas partes do corpo e que é provocada por uma alteração do sistema imunológico, que passa a atacar de maneira equivocada os próprios órgãos.
A reumatologia é uma especialidade ampla, que estuda diferentes doenças com potencial de afetar um ou mais órgãos, como as articulações, os músculos, os tendões, pele, pulmões, rins, vasos sanguíneos, etc.
Quem é o médico que atua como reumatologista?
Para um médico se tornar reumatologista é necessário estudar 6 anos do curso de medicina, depois mais 2 anos de residência em clínica médica e finalmente mais 2 anos de residência em reumatologia, totalizando um mínimo de 10 anos de formação.
Esse é o ponto de partida, pois o bom reumatologista nunca para de estudar. A especialidade vem crescendo muito nos últimos anos, pois a ciência vem trazendo bastante o entendimento sobre essas doenças e assim melhorando o tratamento delas.
Dr. Maxwell Pessoa é médico reumatologista e realiza atendimentos na cidade de Curitiba/PR. É também médico reumatologista no Hospital de Clínicas da UFPR, onde também atua como preceptor do programa de residência em Reumatologia. Possui experiência de mais de 14 anos.
Quando devo procurar um médico reumatologista?
As doenças reumáticas podem se apresentar de diversas maneiras. Algumas vezes o paciente é avaliado por outras especialidades e na sequência são encaminhados para o reumatologista. Abaixo deixo alguns sintomas que devem levar o paciente a procurar um reumatologista:
-
- Dores nas juntas
-
- Inchaço nas juntas
-
- Boca seca
-
- Olhos secos
-
- Aftas na boca de repetição
-
- Manchas avermelhadas no corpo, especialmente em áreas de exposição ao sol
-
- Mudança de cor nas mãos, como arroxeamento, palidez e vermelhidão (fenômeno de Raynaud)
-
- Endurecimento da pele
-
- Dor no corpo todo
-
- Fraturas com baixo impacto
-
- Fadiga excessiva
Quais as doenças que o médico reumatologista trata?
Como dito anteriormente, a reumatologia é uma especialidade muito ampla. Algumas doenças que são tratadas pelo médico reumatologista são:
-
- Artrite psoriásica
-
- Artrite reumatoide
-
- Artrose ou desgaste nas juntas
-
- Bursites
-
- Dermatomiosite
-
- Esclerodermia
-
- Espondilite Anquilosante
-
- Fibromialgia
-
- Gota
-
- Lúpus Eritematoso Sistêmica
-
- Osteoporose
-
- Polimiosite
-
- Pseudogota
-
- Tendinites
-
- Vasculites
As doenças reumáticas podem afetar muitos órgãos, dependendo da doença em questão. Além das próprias estruturas do sistema musculoesquelético, como ossos, músculos, articulações, tendões e ligamentos, elas também podem afetar pele, coração, pulmões, rins, cérebro, esôfago, estômago, intestinos etc.
Como é a consulta com um médico reumatologista?
A consulta com o médico reumatologista em geral é bem detalhada. Isso ocorre porque as doenças reumáticas têm diversas formas de apresentação e podem afetar diversas partes do corpo.
Então durante a consulta o médico reumatologista necessita ouvir toda a história do paciente para entender quando as queixas começaram, como elas evoluíram e como o paciente está no momento.
Nesse momento o médico reumatologista pode questionar sobre alguns sintomas para refinar a consulta, tornando o diagnóstico mais preciso. Além disso, ele irá perguntar sobre sintomas que muitas vezes o paciente tem, mas que não acha que tenha relação com a doença em questão.
Após essa avaliação da história clínica do paciente, o reumatologista irá realizar o exame físico geral e detalhar o exame reumatológico. Costumo dizer que pode ser necessário examinar do fio de cabelo até a unha do pé, pois as doenças reumáticas podem afetar qualquer parte do corpo.
Assim, a avaliação pode incluir examinar as juntas do paciente, testar a força muscular, avaliar pele, boca, cabelos, pulmões, coração na busca de dados que ajudem a esclarecer as queixas do paciente.
Com as hipóteses diagnósticas em mente, o médico reumatologista irá solicitar alguns exames para confirmação, exclusão ou diferenciação entre as doenças. Isso mesmo, muitas vezes as doenças se sobrepõem e esclarecer isso pode ser muito importante no tratamento bem-sucedido.
O médico reumatologista em geral é conhecido por investigar bem os sintomas do paciente. Ele vai juntando todas as peças do quebra-cabeça até entender o que está acontecendo e assim propor o melhor tratamento para o paciente.
Como é o acompanhamento com o médico reumatologista?
Muitas doenças reumáticas são crônicas e assim os pacientes precisam manter um acompanhamento regular. O médico reumatologista irá determinar a frequência do acompanhamento, que em geral é realizado através de consultas e exames regulares.
Essa regularidade é importante para detectar como está o estado atual da doença, bem como acompanhar possíveis efeitos colaterais que alguns remédios podem trazer.
Um acompanhamento bem feito torna muito provável o bom controle da doença, permitindo que o paciente consiga levar uma vida com melhor qualidade de vida.
Como se preparar para uma consulta com um médico reumatologista?
Tente fazer um recordatório sobre o início dos sintomas, pois isso ajudar a entender se se trata de uma doença aguda ou crônica, a sequência dos sintomas também importa, quais tratamentos já foram realizados, quais trouxeram bons resultados e quais não funcionaram.
Se você usa medicamentos de modo contínuo também é importante levar as receitas para o médico conhecer o que você já usa e quais dose usa. Isso é importante, pois na hora de prescrever um remédio, o médico necessita saber se existe alguma internação entre os remédios.
Se já tiver realizado algum exame para elucidar os sintomas é importante levá-lo para que o médico reumatologista já saiba o que foi feito. Isso ajudar a esclarecer algumas dúvidas iniciais e pode te poupar de repetir exames já feitos.
O uso de roupas confortáveis pode ajudar na hora do exame físico. O uso de shorts, bermudas ou calças mais folgadas pode facilitar na hora de examinar os joelhos, por exemplo.
Quais são os tratamentos realizados pelo médico reumatologista?
A reumatologia é uma especialidade clínica, ou seja, não realiza cirurgias. Sendo assim é o médico que conduz o tratamento baseado em diversos campos, como:
-
- Orientações e educação do paciente
-
- Orientações sobre exercícios físicos
-
- Orientações de reabilitações
-
- Prescrição de órteses
-
- Prescrição de medicamentos
-
- Realização de infiltrações articulares e periarticulares
-
- Prescrição de pulsoterapia
Leia mais: